terça-feira, 19 de março de 2013

Paper and Fabric Marbling: Marmorização.

Fonte: Zawaya

Eu estava a toa hoje no Facebook, quando vi um compartilhamento do vídeo abaixo, que mostra sobre o processo de marmorização do papel (papel marmorizado) ou Paper Marbling em inglês, feito na Turquia.



Do início até o fim, o processo parece algo mágico e complexo. Eu, curiosa depois de assistir ao vídeo, sai nas veredas da "interwebs" na procura do que seria exatamente isso, afinal se era possível em papel poderia ser também em tecido! Imagine que coisas lindas poderíamos fazer a partir disso?

Uma breve descrição encontrada no site Artscrap:

"Esta técnica consiste em aplicar e trabalhar diferentes cores de tintas, movimentando-as e até assoprando, para que elas dêem ao papel o aspecto marmorizado, com seus veios, cores e curvas. Muito usado para encadernação, o papel marmorizado também é utilizado em cartões, bloquinhos, papéis de carta, molduras de fotos, páginas de scrapbooking e tudo mais que a sua imaginação sugerir.A marmorização é a técnica de decoração de papéis mais difundida no mundo. Acredita-se que ela tenha surgido na China, no século VIII – apesar de ter gente que considera que ela foi inventada pelos persas no século XVI. Utilizada na origem como suporte para a caligrafia, a poesia e a correspondência, ela continua sendo utilizada no artesanato nos dias atuais (...)"

Então, devo dizer que só procurei sites em inglês. Infelizmente, só encontrei este site da citação acima, que contem uma breve descrição sobre o assunto e um tutorial e além disso alguns videos do youtube de como fazer, o resto era apenas venda, o que é muito chato. Imagino daqui um tempo, um workshop pra cada D.I.Y (Do it yourself) que lança nos países fora do Brasil, algo em torno de: "FAÇA UM WORKSHOP DE COMO COLAR PURPURINA NO SEU SAPATO VELHO POR APENAS R$99,99" e afins. Trágico...

Enfim, eu achei um tutorial em inglês de como fazer tecido marmorizado, lá tem os produtos que devem ser usados qual se aplica melhor dependendo da condição (umidade, calor e etc), além de outros pontos importantes, como por exemplo: Qual tecido melhor se aplica a técnica e qual preparação do mesmo para receber essa impressão, achei muito bacana. E também encontrei um blog com vídeo que mostra rapidamente os materiais e como é feito o Papel Marmorizado.

O que eu fiz não foi nenhuma pesquisa aprofundada, foi apenas descobrir por alto do que se trata. Caso faça testes por minha conta e risco ou, nessa onda, procurar por mais informação sobre eu continuarei postando aqui : )!


D.I.Y (Tutorial) - Fabric Marbling por Janet Wickell no site About.com

Post - Water: Art ProfilePaper Marbling por Love + Water Designs

4 comentários:

  1. Eu ainda tô achando que isso é macumba, mas ok.
    O mais legal desse video é que me senti olhando aqueles desenhos que o pessoal faz com areia e vai mudando, sabe? Tu fica olhando, vidrada, e a magia vai acontecendo. Até que o vídeo acaba e tu ainda tá com cara de pasma. x3
    E você foi um ser muito iluminado por ter compartilhado sua pesquisa. Eu nao vou usar, mas nao deixa de ser algo muito faceiro =B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA sim sim mto faceiro! Legal né? Mto mágico isso tudo, mais incrivel que é facil de fazer, ao menos no papel, achei outros tutorias essa tarde alem desse! Até crianças fazem isso. Tem que ser fácil!

      Excluir
    2. Bem, se até criança faz pode ser que dê pra mim. Nao tenho muita certeza, mas ne. x3
      Ainda mais se um dia eu tentar e conseguir fazer uma flor linda como no video *w*

      Excluir