quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eliseu Visconti - Visita ao Museu de Belas Artes


Ontem eu recebi uma linda surpresa, depois de mais de 40 minutos em sala de aula veio um inspetor avisar que a professora de Tipografia não viria. Ok, eu não queria ter dormido mais mesmo, só dormi 5 horas por dia essa semana e isso é o suficiente para a sobrevivencia, CLARO. #IroniaFeelings

De qualquer forma quando esse tipo de coisa ocorre e ainda mais num dia que eu tenho só uma aula no primeiro horário (justo nesse dia) é desolador porque, enquanto grande maioria vai pra casa, eu tenho que ir trabalhar... MAAAS isso NÃO é ruim! De forma alguma! Trabalhar e ganhar dinheiro é bom, o ruim mesmo é ter que ficar até duas da tarde sem fazer N-A-D-A. Um cu, só tenho essas duas palavras pra resumir.

Enfim, eu e mais uma amiga, que também começa no trabalho as duas da tarde, resolvemos fazer algo útil e prazeroso aproveitando que estávamos logo no Centro da Cidade e a poucos quilômetros dos museus:  ganhar umas horinhas de AAC!! (Aww yeaaaaaaah)

Foi excelente! Eu nunca tinha visitado o Museu de Belas Artes antes. É lindo demais! E aquelas escadarias que dão pra um "mega blaster" quadro do chão ao teto em estilo renascentista?? Tão real que parece que vão sair da tela (Ohhh!!). Okay, me sinto uma caipira falando (Oi-). Não deu pra visitar todo o museu, claro, por que ele é enorme e tem mais de dois andares, mas eu estava só de olho na exposição naquele momento e foi muito agradável! Quadros lindos, esculturas em porcelana e design de Eliseu Visconti.


Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro 
Av. Rio Branco, 199 - Centro/RJ - (21) 2240-0068
http://www.mnba.gov.br/
(Entrada Franca ate final de Maio!)


P.S:. Fotos do meu celular com filtro.
CORES: obviamente não são as mesmas pois o filtro as modifica.
QUALIDADE: Acho que vocês não esperam uma Canon KISS X5 né? Bem eu não vim preparada (CRY A RIVER) é triste eu sei ):
Minha amiga Yokota disse que eu n deveria tirar fotos mas o seu guarda lá não disse nada nem ficou zangado e tinham mais 1213010213 pessoas tirando foto. Também, é só pra illustrar o blog o crédito dos quadros não é meu (:
SIM! Eu tirei foto das molduras (que eram um espetáculo a parte *-*) com destaque também a legenda de alguns quadros! Só clicar para aumentar a visualização .


Sobre o artista:

Eliseu d’Angelo Visconti  nasceu em Salerno, Itália, em 1866, vindo menino para o Brasil. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios e na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi discípulo de Zeferino da Costa, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, José Maria de Medeiros e Victor Meirelles.

Venceu em 1892 o primeiro concurso da República para o prêmio de viagem ao estrangeiro, da Escola Nacional de Belas Artes, seguindo no ano seguinte para a França. Aprovado no processo de admissão da École Nationale et Speéciale des Beaux-Arts, abandona essa conservadora Escola ainda em 1894 e inscreve-se na École Guérin, onde foi aluno de Eugéne Grasset, considerado uma das mais destacadas expressões do Art Nouveau.  Freqüenta também a Academia Julian, tendo como mestres Bouguereau e Ferrier. De temperamento inquieto e espírito aberto às inovações, Visconti mostra, em importantes trabalhos do período de sua formação na França, influências dos movimentos simbolista, impressionista e art-nouveau.

Realizou sua primeira exposição individual em 1901, na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, onde, além das telas a óleo, expôs trabalhos de arte decorativa e de arte aplicada às indústrias, resultado de seu aprendizado com Grasset. Sua produção nesse campo situa-o como introdutor do art-noveau nas artes gráficas no Brasil. Desenhou selos, ex-libris, cerâmicas, tecidos, papéis de parede, cartazes e luminárias.

(Leia Mais Aqui )

Créditos: http://www.eliseuvisconti.com.br



"Gioventú" (Juventude) também capa da exposição no MNBA



"São Sebastião"




Um das peças em cerâmica que o artista produziu




  


Panfletos e cartazes porduzidos por Eliseu Visconti na época.



Quadro a esq. é um de seus autoretratos e a dir. foto do seu atelier.










Quadro que remete a salvação de almas do inferno (não, eu não sou religiosa xD)

"Travessura" (Naughty Prank)


"O Beijo" (The Kiss)

"As Duas Irmãs" (The Two Sisters)




Esboço de "As Duas Irmãs"


"Nu Deitado" (Reclining Nude)






"Nu Feminino" (Feminine Nude)



"Jardim de Luxemburgo"


"Primavera" (Springtime)




"Maternidade" (Maternity)

\

Espero que tenham gostado : )!!
See ya! 

Um comentário:

  1. Ahhh Simplesmente Maravilhoso!!!! *.*

    Entendo perfeitamente, essa coisa de dormir apenas 5 horas por dia é uma beleza....Ótimo para melhorar o humor de qualquer um.
    Mas essa ideia de vcs de irem no meseu foi o máximo!!!
    Queria ter algo legal assim perto da minha faculdade também....
    Fazer o quê...

    ResponderExcluir